Blog dedicado ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gremista, Graças a Deus!

Uma homenagem aos 108 anos do Grêmio



Meu pai é colorado. Sim, esta é a dura realidade. Mas, em 25 de janeiro de 1983, - ano emblemático - este que vos fala estava nascendo, na cidade de Caxias do Sul, e meu pai estava em Curitiba, dando início a um negócio próprio. Foi aí que meu padrinho, gremista fanático, viu a oportunidade de salvar seu afilhado da terrível sina vermelha. Não teve dúvida: já no berçário, vestiu-me com o manto tricolor! Sim, meus amigos, posso dizer que sou gremista de nascença, literalmente. Obrigado, tio Pedro!


Desde então, mesmo ouvindo muito sobre o "grande Falcão, maior volante de todos os tempos", de "Figueroa, que zagueiro!" e de tantos outros ídolos de nosso rival, os feitos do Grêmio foram (e sempre serão) insuperáveis. O que dizer, ao lembrar da conquista da América em 1995? E do Brasileirão de 1996? E a Copa do Brasil, em 1997? E a mesma Copa do Brasil, em 2001? E, mais que tudo, como colocar em palavras o que sinto, ao assistir a gravação do jogo entre Grêmio e Hamburgo, quando o Tricolor conquistou o mundo? Tenho até o LP (sim, um compacto!) daquela partida, com a narração do jogo. Vencer um Barcelona fajuto, com gol cagado de um tal Gabiru, é piada. Mas vencer o forte Hamburgo, com dois gols magistrais do ídolo Renato Portaluppi? Só o Grêmio fez.



Nesses dez últimos anos, o sofrimento foi grande, mas a emoção também. Mesmo com a queda, em 2004, vi meu Grêmio se recuperar várias vezes, chegando a disputar o Brasileirão e a Libertadores, "nossa prenda". Sim, fui forçado a assistir também ao sucesso do rival. Mas tenho a esperança de que, em breve, o cenário mude a nosso favor. Que possamos massacrar no Brasil e lá fora, como fazíamos antes. Que não tenhamos que rezar por um milagre, a cada mudança de turno do Brasileirão. Que o Grêmio seja forte, independente de quem esteja na presidência do clube. Que aqueles que tiverem a honra de usar a camisa tricolor entendam a grande oportunidade que lhes é conferida, e que devem sempre entrar em campo para jogar a partida de suas vidas.

Pois este não é apenas mais um entre tantos clubes de futebol. É muito mais, É o orgulho de uma nação, a Nação Tricolor, a mais apaixonada das torcidas. Aquela que está ao lado do Grêmio, e que irá até a pé, para o que der e vier, E que certamente estará com o Grêmio, onde o Grêmio estiver.


PARABÉNS, GRÊMIO. PARABÉNS, GREMISTA.


#GRÊMIO108ANOS

Nenhum comentário: