Caio Júnior foi demitido ontem
Caio Júnior durou apenas dois meses e meio no cargo de treinador do Grêmio, em um período de renovação do elenco tricolor. O time ainda não está completo, e com apenas duas semanas de treino, o novo grupo enfrentou times como o Lajeadense, que só pensava em Gauchão desde novembro do ano passado. Mesmo assim, a diretoria gremista se deixou levar pela pressão das derrotas e demitiu Caio Jr. nesta segunda-feira. Mas ninguém podia imaginar quem seria seu substituto.
O nome escolhido foi o de Vanderlei Luxembrugo, que fechou com o clube no final da tarde desta terça-feira. O novo técnico será apresentado oficialmente na quinta (23), e trará consigo um auxiliar para cumprir contrato até o fim do ano. Será a primeira vez em que Luxemburgo comandará um clube gaúcho.
Fonte: gremio.net
Acho a decisão muito precipitada. Mesmo que a fase ruim da equipe de Caio Jr. se confirmasse após o GRE-nal de amanhã, o técnico deveria ter recebido um voto de confiança de Odone e Pelaipe; afinal, não é de um dia para o outro que se muda a estrutura de um time. A simples troca de treinador pode, sim, injetar ânimo nos jogadores, mas pode também fazer ruir um trabalho que ainda estava sendo experimentado.
O Grêmio já fez dessas antes. O caso mais flagrante, a meu ver, aconteceu em 2009, quando o interino Marcelo Rospide foi substituído por Paulo Autuori em plena Libertadores. A diretoria tricolor quis trazer um nome de peso, e acabou dando um tiro no pé. O Grêmio, que arrasava adversários na competição, foi eliminado rapidamente, e o treinador foi demitido após uma péssima campanha.
Torço, é claro, para que Luxemburgo tenha muito sucesso à frente do Grêmio. Mas o que acontecerá se não virmos nosso tricolor entre os melhores do país nesses primeiros meses de novo comando? Será que Luxa aguentará mais que dois meses no cargo? As estatísticas mostram que isso é difícil, no Grêmio. Agora é aguardar, e torcer.
Ao ex-jogador e técnico gremista Caio Júnior, minha solidariedade. Deve ser muito decepcionante ser apontado como o grande responsável por uma má campanha, mesmo quando sabemos que os jogadores não colaboram muito para que os resultados apareçam. Kleber não está dando seu melhor em campo; Victor continua a cometer erros bobos no gol; nossa zaga continua uma peneira. Se eles, os jogadores, não acordarem para esta realidade, não há técnico no mundo que possa mudar a situação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário