Blog dedicado ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

terça-feira, 6 de março de 2012

Em busca do Penta


O Grêmio inicia amanhã, às 22h, mais uma jornada rumo ao penta da Copa do Brasil. Por dividir com o Cruzeiro o posto de tetracampeão, foi durante anos o número um na lista da CBF. Mas, em 2001, ficou estabelecido que os times que disputassem a competição não jogariam a Libertadores do mesmo ano, pois o campeão da Copa estaria garantido no inter-continental do ano seguinte.

Assim, o peso desta taça aumentou consideravelmente. Se vencermos, não apenas levaremos mais um troféu para casa, quebrando um jejum de dez anos sem títulos nacionais, como também garantiremos vaga na Libertadores de 2013. Certamente, isso vale o esforço do elenco, que ainda está um pouco sonolento no Gauchão. É até compreensível, sabendo-se que estadual tem todos os anos, e ninguém fica famoso por ser o maior campeão regional. Com a Copa do Brasil e a Libertadores, é diferente.

                                                  Fonte: gremista-sangueazul.com

Esta será a última vez em que os clubes classificados para a Taça Libertadores não poderão disputar a Copa do Brasil. Esse regulamento vinha sendo utilizado desde a edição de 2001. Em 2013, quando completará 25 anos, a competição chegará a 80 participantes, superando e muito a primeira disputa, em 1989, que contou com apenas 32 times. Os clubes que disputarem a Libertadores 2013 entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil, que não será disputada apenas no primeiro semestre. Ela vai durar o ano inteiro e terá uma fase a mais do que as seis atuais. A CBF trabalha com a hipótese de seis classificados para a Libertadores para compor as oitavas de final. Caso sejam cinco, será incluído na lista o time classificado para a Copa do Brasil mais bem colocado no ranking da entidade. Eles se juntariam aos 10 times que passarem da terceira fase. (ATUALIZADO com informações do Globoesporte.com).

O Vasco da Gama, que derrotou a ótima equipe do Coritiba em 2011 e sagrou-se campeão pela primeira vez, colhe até hoje os frutos daquela vitória. Embalado pela conquista histórica, o time carioca fez um grande Brasileirão, e ficou em segundo lugar, o que infelizmente abriu uma quinta vaga para a Libertadores deste ano, ocupada por uma certa equipe vermelha. A "rapa do tacho", para ser mais exato.

Que o jogo entre Grêmio e River Plate-SE seja o ponto de partida para um grande ano tricolor.

AVANTE, GRÊMIO!

Nenhum comentário: