Blog dedicado ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Grêmio x Coritiba: boas e más recordações




Nasci em Caxias do Sul (RS), mas ainda bebê, fui trazido para morar em Curitiba, cidade com um dos maiores IDHs do Brasil. Esta cidade, além de um clima que faz as quatro estações aparecerem em um só dia e dos ônibus bi-artilculados, tem também um time de futebol que atende por uma corruptela de seu nome: o Coritiba. Lá pelos anos 1950, um torcedor do rival Atlético apelidou o jogador alvi-verde Breyer, descendente de alemães, de "coxa-branca". Nos anos seguintes, a torcida incorporou o apelido, e o Coritiba tornou-se o Coxa, no popular.

Esta sucinta introdução é para apresentar ao leitor que não mora no Paraná um dos times que mais faz tremer este gremista. Sim, amigos, nosso histórico contra Corinthians, Flamengo, São Paulo e outros é até razoável, quando não é de uma superioridade impressionante. Contra o Coxa não é diferente: segundo o Futpedia, foram 22 vitórias tricolores contra apenas 8 alvi-verdes, em um histórico de 40 jogos. Então, você pergunta: por que eu tenho medo do Coritiba? Porque, dos jogos que assisti, em apenas um o Grêmio saiu vitorioso. Foi no Brasileirão de 2008, aquele ano surpreendente no qual a equipe gremista liderou o certame até o início do returno, para depois perder o título, rodada após rodada. O Grêmio veio para a capital paranaense e venceu por 1 a zero com gol de Marcel, aproveitando o escanteio cobrado por Tcheco, hoje no Coritiba.

Nas outras duas vezes, o Grêmio empatou sem gols (em 2001), e perdeu feio (4 a 0, em 1999, já com Ronaldinho Gaúcho no time). Ou seja, minha preocupação tem estrada. O que me anima, entretanto, é que no primeiro turno deste Brasileirão, quando estávamos mais desacreditados que palavra de senador maranhense, derrotamos o Coxa por 2 a 0, e com um dos gols marcado por Gilberto Silva! Inacreditável!


Tomara que amanhã consigamos ampliar nossa vantagem sobre o adversário, para passarmos o Inter (que deve perder para o líder Vasco) e ficarmos mais perto da Libertadores de 2012.

AVANTE, GRÊMIO! RUMO AO TOPO!

Nenhum comentário: