Blog dedicado ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chega logo, 2012...

                                               Foto: Mauro Vieira / Agência RBS

O que dizer de um time que perde em casa por 3 a 1? Tudo bem que o Grêmio já não disputa nada neste campeonato, e que mesmo derrotado - e com a inesperada vitória do Palmeiras sobre o Bahia - segue em 11o na tabela. Mas o triste espetáculo proporcionado pelo tricolor (com 't' minúsculo) neste sábado mostrou que não falta apenas habilidade ou raça ao time; falta também orgulho. Para os jogadores do atual elenco, tanto faz terminar a competição em nono ou em décimo-segundo. Eles não entendem que o torcedor precisa sair do estádio vibrando com a vitória de seu time, ainda que ela já não decida coisa alguma em termos de título, ou de disputa por uma vaga para um torneio importante. É orgulho de torcedor. E é este orgulho que faz o torcedor encher o estádio mesmo em jogos como Grêmio e Lajeadense. É este orgulho que faz um sócio pagar em dia sua mensalidade. É este orgulho que faz um gremista acreditar em milagres, como fez no ano passado, quando saímos do décimo-oitavo para o quarto lugar, em uma das mais incríveis reações do Brasileirão.

Mas para André Lima, Rafael Marques (que fez outra das suas, dando um pênalti de graça para o time do Ceará) e companhia, isso não importa. Sempre haverá quem se contente com um "fizemos o possível", após o jogo. Sempre haverá quem culpe só a direção, o treinador, o juiz. Estes podem ter sua parcela de responsabilidade pela má fase, mas quando um jogador decide que não sairá derrotado sem luta, ele consegue pelo menos alguns lances de resistência em campo. Mas nem isso tivemos no Grêmio, em 2011.

Estou com medo de não ver o Imortal (cada vez mais mortal) disputar sequer a Sulamericana em 2012. Se Palmeiras, Atlético-GO ou Atlético-MG vencerem as duas últimas partidas, e o Grêmio perder ambas, isso pode acontecer. Do jeito que vão as coisas, não seria nenhum absurdo imaginar tão patético cenário.

11
Grêmio............................
47
pontos
12
Palmeiras.........................
46
pontos
13
Atlético-GO....................
44
pontos
14
Atlético-MG....................
42
pontos
15
Bahia...............................
42


ACORDA, GRÊMIO!

Nenhum comentário: